sexta-feira, 6 de abril de 2012

O bebê mais lindo do mundo

Minha primeira postagem é sobre o bebê Laren Galloway, que foi supostamente eleito pela opinião pública o bebê mais bonito do mundo. Por que? O que ele tem de mais bonito? É que Laren, uma criança afro-americana, nasceu com os olhos intensamente azuis.
Fico me perguntando se isso é o suficiente. Eu já tinha bastante implicância com esse falatório em torno da beleza do menino só por conta dos olhos azuis. Hoje eu descobri que Laren tem fanpage no facebook,  um blog dedicado só a ele, twitter, além de diversos vídeos no youtube e uma infinidade de declarações públicas de amor.


Vamos pensar um pouco: quantas crianças negras são louvadas por sua beleza? Eu só sei de uma: Laren Galloway, por acaso uma criança negra que tem uma característica notoriamente européia. Não estou questionando se o bebê Laren é bonito ou feio nem crucificando pessoas de olho claro, mas será que se os olhos de Laren fossem negros como sua pele, ele ainda seria "o bebê mais lindo do mundo"?
O fato da beleza ser imposta às crianças desse jeito já é um absurdo que todo mundo finge que não vê, seu bebê pode usar roupas decotadas para valorizar o corpo, mas aquela mãe que colocou botox na sua filhinha de 5 anos é uma monstra. Agora, vamos somar isso ao nosso velho racismo velado e o que temos? Todo mundo fingindo que ama o bebê Laren, porque ele teve a sorte de nascer com os olhinhos azuis, o que com certeza vai desviar a atenção de sua pele escura. Ninguém diz, mas aquela adversativa está lá muito bem escondida "O bebê é negro, MAS tem olhos azuis".

Eu aos 5 anos
Daí vêm as historinhas que hoje são engraçadas, mas na verdade são traumáticas. Crianças que pingam limão no olho achando que assim o olho vai ficar claro (a Ruiiva já fez isso, hihi). Crianças como eu, que desde cedo foram ensinadas pela televisão que pra ser uma princesa tinha de ser loira de cabelos lisos, eu fui aprendendo que eu devia odiar meu cabelo cacheado, meus traços negros, meus olhos escuros e desejar me transformar numa pessoa que eu jamais seria, buscando sempre o impossível.
Quer saber? Hoje eu vejo minhas fotos de criança e me acho linda. Hoje eu amo meus cachos mais que tudo e acho que não caberiam em meu rosto outros olhos que não os meus.

5 comentários:

  1. Orgulho de você, Saritah! Infelizmente, a foto do Laren automaticamente me irrita, justamente por essas questões. a Primeira vez que ouvi 'o título' dele perguntei "por que" e a única resposta foi em relação aos olhos. Ele não é o primeiro negro a ter olhos azuis e nem será o ultimo, na minha opinião, também não é tãaao lindo assim, mas por ter a pele muito escura e o olho muito claro as pessoas parecem se sentir na obrigação de dizer o quanto isso é belo. Fui muito criticada por questionar o título dele e tive a ligeira impressão de que por mais que alguém concordasse comigo, seria malvisto se falado abertamente porque pareceria racismo. EU ACHO muito mais racista essa coisa toda com o menino, mas enfim, né.. eu quis muito uma filha cacheadinha de cabelos, olhos e pele escura e meio que consegui. às vezes me pergunto se vou saber criá-la pra que ela se ame sendo assim, já vi muita criança sem autoestima por essas e outras questões e sinceramente acho que autoestima se consegue em casa (ainda que a rua consiga destruir).
    Parabéns de novo pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio...#ficaadica#

      Excluir
  2. Também acho racismo, Yoyo, justamente por isso: quantas crianças negras são chamadas de "as mais lindas do mundo"? E eu acho que não é nem o contraste, porque ninguém fala nada quando vê alguém extremamente branco e de olhos escuros.
    Além do mais, parece que o menininho tem uma síndrome rara, chamada Síndrome de Waardenburg, que muda a cor da íris e se caracteriza essencialmente pela perda da audição, mas quem liga, né? Pelo menos o olho é azul!

    ResponderExcluir
  3. Não acho que ele seja o bebê mais lindo do mundo. Existem sim outros mais bonitos. O que não podemos negar é que ele realmente impressiona por ter olhos azuis. O que não é comum entre os negros. Mas é claro que existe muito racismo em torno dos comentários sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Existem negros de olhos azuis, olhos verdes, castanhos, de cabelos lisos, loiros, ruivos, existem negros vermelhos, marrons e até brancos, o negro é o único que consegue conter naturalmente em seu dna essa variabilidade, e ainda carregar o gene dominante por ser descendente direto do Criador

    ResponderExcluir