domingo, 8 de abril de 2012

Garota chapinha 2012




Já faz um bom tempo que eu quero falar sobre como os cabelos cacheados são tratados na TV, o estopim foi agora com essa nova novela da rede Globo, "Avenida Brasil". Na trama, a mocinha, Monalisa, supostamente inventa uma fórmula de alisamento e dedica seu salão de beleza só a isso. Uma fila de mulheres de lindíssimos cabelos crespos e cacheados se forma na porta do salão, todas ávidas pela padronização capilar. A novela não perdoou ninguém, não há uma pessoa em todo o elenco com o cabelo cacheado, alisou uma vez, acabou minha filha! Nem Débora Bloch - atriz que eu sempre admirei por ser uma das poucas que está sempre soltando os cachos por aí - conseguiu se salvar, e olha que ela nem faz parte do núcleo do salão de beleza!


A minha maior revolta foi quando apareceu a Débora Nascimento, com suas exuberantes madeixas encaracoladas, querendo concorrer a Garota Chapinha 2012. A personagem Olenka, vivida por Fabíola Nascimento, (que também tem seu cabelo alisado durante a novela, claro) diz que ela vai ficar linda depois de passar por suas mãos. Olhem na foto o resultado, e me digam se é sério que ela ficou muito mais bonita porque esticou o cabelo. Parem o mundo que eu quero descer now!!!


 Com toda  a minha revolta, andei averiguando uns fatos sobre os cabelos cacheados na mídia. Todo mundo sabe que o cabelo liso é padrão de beleza, como é que isso se mantém? Como sempre, o padrão se impõe para as mulheres por diversas frentes, na TV, o cabelo liso é colocado como símbolo de status e bom caráter.
Como assim, símbolo de status? Bom, a maioria das mulheres ricas das novelas têm o cabelo liso, que é até chamado de "cabelo bom". Mesmo atrizes que já são conhecidas por seus cabelos enrolados, costumam aparecer cada vez mais lisas, de acordo com o poder aquisitivo. É só pensar na Taís Araújo em "A Favorita", por exemplo (vai ver é esse o caso da Débora Bloch nessa novela de agora). Um caso engraçadíssimo foi o da Amália em "Fina Estampa", seu cabelo alisou instantaneamente quando ela virou milionária. É o milagre do dinheiro.


Agora a questão do caráter, outra forma de doutrinamento: fazer você associar o cabelo cacheado ao mau caratismo. Fiz uma pesquisa bem simples no google imagens, digitei "vilãs de novela" e observei os resultados, depois fiz o mesmo digitando "mocinhas de novela". Se vocês fizerem o mesmo, vão ver como é alta a incidência de vilãs de "cabelo ruim" (será que vem daí a expressão?), sendo que no caso das mocinhas, só às negras são permitidos os cachos.


Fui um pouco mais além, invadindo o universo dos seriados americanos, afinal, a hegemonia do cabelo liso não é só nossa, embora a incidência de cabelos crespos e cacheados seja bem maior no Brasil. Nessas séries, o cabelo cacheado aparece como sinônimo de "revolta" ou um atestado claro de que a pessoa não se encaixa ali. Serve para se contrapor aos cabelos lisos e loiros das típicas patricinhas, um estereótipo já gasto, e normalmente representam nerds ou adolescentes rebeldes.
Ou seja, o que enfim o cabelo cacheado, tão adorado nos quadros renascentistas, representa no mundo chapado de hoje? Pobreza, falta de caráter, revolta e inadequação! Então quando uma pessoa diz que acha feio cabelo enrolado, ela não está simplesmente sendo preconceituosa, mas repetindo um bocado de besteira que é diariamente colocada em sua cabecinha. 
Não sou contra chapinha, assim como não sou contra coloração nem corte de cabelo nem permanente, só acho que quando você faz algo pra mudar seu corpo porque acha que vai agradar o mundo, isso é mais uma agressão própria do que qualquer coisa.

2 comentários:

  1. Esse papo de cabelo "bom" e "ruim" me embrulha o estômago e já proibi as pessoas a falarem nisso perto da minha filha. Acho ridículo. E tudo o que você falou me dá uma raiva tão grande.. Cadê atrizes politizadas e conscientes dizendo "não vou apoiar esse tipo de roteiro"? É um assunto que me incomoda muito.. não canso de ler/escrever sobre. Cabelo, em geral, tem muito a ver com auto estima. Dizer que você tem o tipo de cabelo ..errado.. para o tipo de pessoa que você é, é destruir uma parte da pessoa que deveria lhe dar confiança. Saritah, não sei se você já assistiu, mas vale a pena: http://www.youtube.com/playlist?list=PLA28594ABFD370017&feature=mh_lolz
    Chorei litros por todas essas crianças e por todas as outras pessoas que aderem a isso.

    ResponderExcluir
  2. Putz, uma das coisas que mais me irritam em ir ao salão é que toda vez (mesmo) que eu vou, me oferecem pelo menos uma escova.
    Uma moça chegou a me dizer uma vez, depois de eu recusar veementemente uma chapinha, que era pro meu cabelo ficar bonito.
    Cara, meu cabelo é cacheado e é bonito! Eu cuido super bem dele pra uma moça de cabelo claramente alisado vir me dizer que ele é feio? Feio, pra mim, é preferir ser uma versão ruim de outra pessoa do que ser uma versão boa de você mesmo, como diria a Maitena q:
    Outra coisa irritante é em revistas que mostram cortes pra cabelo cacheado, mas o cabelo da modelo é liso/alisado e fizeram baby liss nas pontas. Ai, ai...

    ResponderExcluir